fbpx
Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Alimentos que beneficiam os cuidados com a pele: Confira!

Alimentos que beneficiam os cuidados com a pele: Confira!

Se você deseja ter uma aparência jovem e saudável, aconselhamos incluir na sua dieta diária uma gama de alimentos que beneficiam os cuidados com a pele .  Eles geralmente contêm vários nutrientes básicos que contribuem para proteger e melhorar o aspecto de dentro para fora.

Neste artigo preparamos um guia com uma lista de tudo o que você necessita ingerir para ter sempre uma pele radiante. Confira!

Os 16 alimentos que beneficiam os cuidados com a pele

O segredo para ter a pele radiante e saudável, e de retardar os incômodos sinais do envelhecimento, não se encontra somente na genética ou no uso de cosméticos. Cuidar da pele por dentro, inclusive na dieta diária, é essencial.

Ainda bem que existe uma gama de alimentos que contém nutrientes básicos que beneficiam a pele e a protegem de agressões, como baixas temperaturas ou luz solar.

Portanto, aconselhamos que você permaneça sempre hidratado. Isso contribuirá para a eliminação de toxinas. Também é importantíssimo dormir a quantidade de horas recomendada por especialistas e fazer atividades físicas de forma moderada em uma base regular.

Veja agora quais são os melhores alimentos que beneficiam os cuidados com a pele.

Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1.     Frutas cítricas

Limão é um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele

Laranja, limão, lima, tangerina… Todas essas frutas são ótimas fontes de vitamina C, considerado um antioxidante poderoso. Isso está envolvido na formação do que chamamos de colágeno, necessário para dar firmeza e elasticidade. 

Você também receberá um bom suprimento de vitamina C comendo vegetais como pimentão ou repolho e frutas como kiwi.

Dica: para que a vitamina da fruta não vá embora, é necessário mantê-la em locais frescos e não descascá-las até o momento do consumo. Se forem consumidas como suco, somente preparar quando a bebida for servida. Legumes, melhor comê-los crus ou cozidos no vapor.

2.     Cenoura

Elas são uma fonte de beta-caroteno, um precursor de vitamina A que auxilia na redução da flacidez e das rugas. Assim sendo, é um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele que mais se mostram eficazes.

Recomenda-se comer antes de se expor ao sol para obter um bronzeado duradouro e uniforme. A cenoura contém também propriedades fotoprotetoras. No entanto, isso não quer dizer que comer cenouras é um substituto do protetor solar.

Dica: legumes e frutas de cor amarela e laranja intenso – manga, abóbora, pêssego, batata-doce – também possuem bastante carotenóides. Como antes, é preciso mantê-los frescos e não descascá-los até o consumo.

3.     Tomate

Dentre os alimentos que beneficiam os cuidados com a pele está o tomate.

O tomate é um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele e com uma grande quantidade de licopeno. Essa concentração ocorre ainda mais quando o tomate está maduro. 

O licopeno tem o poder de proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Ele também age com uma ação preventiva contra algumas patologias, tais como doenças cardiovasculares e câncer de próstata. 

Dica: essas vantagens são obtidas principalmente se o tomate for consumido cozido, pois é quando o organismo assimila melhor o licopeno.

4.     Frutas vermelhas

Framboesas, morangos, mirtilos, amoras… Os frutos vermelhos contêm flavonoides e vitamina C. Por isso são altamente antioxidantes, impedindo a destruição das células e o envelhecimento precoce.

Dica: para que as frutas não se deteriorem e percam os nutrientes, proteja-as da luz e do calor. Lave-as em água gelada e só corte quando for consumir.

5.     Frutos secos

Frutos secos  beneficiam os cuidados com a pele

Pistaches, nozes, avelãs, amêndoas… Os frutos secos, além de serem ótimos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele, são boas fontes de vitamina E, sendo capazes de reduzir a oxidação das células. As nozes também possuem grandes quantidades de cobre, agindo como anti-inflamatório.

Dica: eles são um excelente lanche para recuperar sua força. Você também pode acrescentar em ensopados ou nas saladas.

6.     Ovos e carnes

Eles vão te fornecer proteínas. Isso retarda a perda de tónus muscular e flacidez. Isso lhes confere o título de melhores alimentos que beneficiam os cuidados com a pele.  

Carne e ovo também possuem bastante vitamina B6 e selénio, o que impede a pele de envelhecer prematuramente. Além disso, evita algumas das doenças comuns, como manchas ou perda de elasticidade.

Dica: o recomendado é comer as carnes grelhadas. Além do organismo reter melhor os nutrientes, ainda tem um sabor delicioso.

7.     Mamão

O mamão é um ótimo alimento para quem quer cuidar da pele.

Provavelmente você já viu o mamão na formulação de algum creme. Mas, sendo uma fruta saborosa, por que não ingerir seus benefícios direto da fonte?

O mamão contém uma quantidade considerável de vitamina C (suficiente para 2 dias), sendo também um ótimo  esfoliante totalmente natural. Isso sem contar que sua polpa possui “papaína”, a enzima que reduz o efeito vermelho que partes da pele adquirem por conta de inflamações.

8.     Couve

A couve fornece vários benefícios, por isso é um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele mais eficazes. É fonte de zeaxantina  e luteína, nutrientes que neutralizam e absorvem os radicais livres imitidos pela luz UV.

Um copo de suco de couve proporciona 134% do  valor necessário por dia de vitamina C, algo que reafirma toda a pele.

9.     Leite de amêndoas

Leite de amêndoas também está entre os alimentos que beneficiam a nossa pele.

O leite animal carrega consigo uma maior chance de ocasionar as inflamações da pele, traduzindo em rugas, acne, rugas e marcas.

Substitua os laticínios  por produtos com origem vegetal. Seu rosto irá agradecer imensamente.

10.Ostras

Aqui está a fonte máxima de zinco, mineral extremamente necessário para manter o organismo funcionando bem. Não só é benéfico para a saúde, como também faz as células se manterem em ótimas condições.

Pesquisas sugerem que a acne está diretamente relacionada com a deficiência de zinco.

11.Chocolate meio amargo e amargo

Chocolate amargo para beneficiar a pele.

Como não poderia faltar, o chocolate está no topo da pirâmide alimentar. Apesar de diversas pessoas dizerem que chocolate causa acne, a versão amarga é muito benéfica para toda a pele.

Essa delícia tem ação antioxidante (a mesma que os cremes prometem) que mantém a   hidratação  e regula a circulação. Pesquisas apontam que indivíduos que consomem cacau sofrem menos ressecamento comparando com quem não consome.

Ou seja, chocolates meio amargo e amargo são um dos mais gostosos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele.

12.Vinho

É comprovado que a  queratose actínica  (lesões causadas por danos solares) é reduzida em 28% naqueles quetomam meio copo de vinho diariamente.

Além do mais, esta bebida é uma grande fonte de resveratrol, um antixodiadente com inúmeras propriedades. Não é à toa que está no topo da lista de alimentos que beneficiam os cuidados com a pele.

13.Café

O café também é um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele.

Pessoas que consomem todos os dias o café, acabam reduzindo incidência de melanoma. O café é uma incrível fonte de antioxidante também e auxilia na manutenção da pele jovial por muito mais tempo.

14.Azeite

Que o azeite é bom, não é novidade. Caso de você conheça poucos benefícios do “ouro líquido”, aqui listamos vários. O azeite ajuda na regeneração e proteção de sua pele. Isso é devido à sua riqueza em ácidos graxos ômega. 

O ômega 3 e ômega 6 é essencial para o crescimento e a integridade da pele, entre outras funções benéficas. O azeite também é rico em vitaminas E e K, dois antioxidantes que auxiliam no rejuvenescimento da sua aparência. 

Suas propriedades hidratantes e antioxidantes o tornam um complemento essencial para as refeições, além de ser um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele. Recomenda-se consumir três a quatro colheres de chá por dia. 

Como ingeri-lo? A melhor maneira é cru, por exemplo, em saladas. Entre os azeites, o vencedor é o azeite extra virgem, pois contém um nível mais elevado de polifenóis, que são responsáveis pela luta contra a oxidação das células.

15.Probióticos

Os probióticos são excelentes hidratantes e antioxidantes e ajudam nos cuidados com a pele

As bactérias nem sempre são ruins. Este é o caso, por exemplo, dos probióticos. É sobre as bactérias que quando ingeridas trazem benefícios para o nosso corpo e nossa pele. 

Estes são encontrados em muitos alimentos que são responsáveis pela manutenção do equilíbrio das funções intestinais. O iogurte é o número um dos probiótico, assim como é um dos alimentos que beneficiam os cuidados com a pele.

Sua principal vantagem é a sua ajuda em nossa flora intestinal. A ingestão de iogurte natural faz com que se elimine as toxinas e as substâncias que o intestino não conseguiu eliminar sozinho. Assim, ele mantém a pele intacta.

Além do mais, o iogurte é um bom aliado para aplicar diretamente no rosto em forma de máscaras. Afasta a tensão e a secura, deixando a pele bem hidratada.

16.Pimentão vermelho

O pimentão tem uma grande riqueza a nível nutricional. Suas vitaminas A e C, fazem dele um excelente antioxidante. E a mistura de ambos com licopeno, responsável por essa característica de cor vermelha, faz do pimentão um alimento de primeira classe. 

Ele é ótimo para os olhos e previne muitas doenças. Mas o pimentão vermelho também ajuda a fortalecer o colágeno, o que faz da pele um misto de beleza e firmeza. 

Portanto, incluí-lo na dieta, será de grande ajuda para obter um tom de pele agradável.

Isso sem contar que o licopeno que mencionamos anteriormente é um maravilhoso antioxidante capaz de reduzir o dano celular. Outros alimentos que beneficiam os cuidados com a pele com licopeno que são bons de se incluir na dieta são: tomate, mamão e melancia.

Dicas para cuidar da pele no verão

Destaque 1 1024x576 - Alimentos que beneficiam os cuidados com a pele: Confira!

Durante as férias, temos a tendência de nos expor a todos os tipos de agentes nocivos, como:

  • Calor;
  • A água salgada;
  • O cloro;
  • A umidade;
  • Entre outras coisas que podem arruinar a pele. 

Ações eficientes para manter uma boa saúde e uma pele radiante são válidas durante todo o ano. Assim, juntamente com as dicas a seguir, não se esqueça de fazer uma dieta balanceada com alimentos que beneficiam os cuidados com a pele, exercitar-se pelo menos 45 minutos por dia e dormir de 7 a 8 horas. Aproveite o verão!

Aqui estão 10 recomendações para cuidados com a pele durante o verão:

1.     Hidratação

Seu corpo tende a perder muito líquido no verão, por isso é importante reabastecer periodicamente com bastante água. Beba cerca de 3 litros e a pele permanecerá macia e hidratada.

2.     Proteção solar

Hidratantes são essenciais para o cuidado com a pele.

Se possível, tente ficar em casa das 11:00 às 15:00. É quando os raios do sol são mais fortes e podem ter um efeito adverso na sua pele. Aplique protetor solar pelo menos 30 minutos antes de sair. Se você foi exposto ao sol por mais de duas horas, reaplique o filtro solar para permanecer protegido.

3.     Use tônico

Mantenha os poros fechados e a pele fresca usando tônico facial. Encontre o que mais lhe convier ou aplique água de rosas. Suas propriedades naturais de resfriamento fazem dela um excelente tônico.

4.     Use hidratante

Hidratante não pode faltar quando se fala em cuidados com a pele.

Não pule a rotina de hidratação completamente, pois é essencial manter a pele hidratada. No entanto, se você encontrar o seu hidratante habitual muito oleoso, use um hidratante à base de água.

5.     Evite bebidas carbonatadas

Estas bebidas são cheias de açúcar que não são boas para a sua pele. Beba água, suco de frutas frescas ou água de coco para se manter hidratado. Minimize a ingestão de diuréticos, como álcool e cafeína, pois eles reduzem a água em seu sistema.

6.     Limpe seu rosto duas vezes por dia

Dentre todos os cuidados com a pele, manter a pele sempre limpa é um bom começo.

Para manter os poros livres de sujeira, mesmo se você sentir que sua pele está limpa, lave o rosto por suas vezes, no mínimo. A limpeza e hidratação da pele antes de dormir é uma necessidade absoluta.

Só consumir alimentos que beneficiam os cuidados com a pele pode não ser suficiente, portanto, abuse da limpeza.

7.     Esfoliar

É muito importante esfoliar a pele no verão para remover a pele morta e melhorar a circulação sanguínea no rosto.

8.     Não gosta do bronzeado?

Bronzear 1024x576 - Alimentos que beneficiam os cuidados com a pele: Confira!

Farinha de grão de bico pode ser usada para se livrar de um bronzeado irregular. Misture com iogurte e algumas gotas de limão, aplique e deixe no rosto até secar. Retire com água fria.

9.     Obtenha o brilho quente do verão

Basta misturar 2 colheres de sopa de mamão com uma colher de chá de mel e 1 clara de ovo. Deixe a mistura descansar em seu rosto por cerca de 15 minutos e aproveite a luz que você receberá mais tarde.

Esta é uma receita com alimentos que beneficiam os cuidados com a pele que são usados de modo externo. Consumi-las comendo também traz bons efeitos.

10.Resfrie sua pele

Pepino 1024x576 - Alimentos que beneficiam os cuidados com a pele: Confira!

Misture metade de um pepino esmagado e 1 colher de sopa de iogurte. Aplique isso no rosto por 15 minutos e retire com água fria.

Como você percebeu, cremes ajudam, mas não são a solução única nos casos de proteção e manutenção da saúde e da aparência do seu rosto. Atitudes simples e a ingestão de alguns alimentos que beneficiam os cuidados com a pele são uma alternativa eficaz e bem barata. 

Eles não apenas trazem diversos benefícios dermatológicos, mas também fortalecem seu sistema imunológico, garantindo uma boa nutrição.

Não há motivos para não experimentar todos! Embora o chocolate certamente não seja um esforço…

Comentários no Facebook
Avalie esse post!

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *