Aloe vera (babosa) e seus benefícios para saúde.

O que é Aloe Vera?

A Aloe Vera, também conhecida como Babosa, é uma planta exótica, medicinal, muito popular e utilizada há muito tempo, conhecida por sua característica gelatinosa, devido ao gel encontrado no interior de suas folhas. Hoje em dia, é muito utilizada em produtos de consumo, principalmente cosméticos.

A babosa é composta por 95% de água, possui princípios-ativos benéficos, como o Aloeferon que atua na multiplicação celular e acelera a cicatrização e a Antraquinona que tem ação antisséptica, além de um ativo chamado Aloína, que se consumida pode causar irritação da mucosa intestinal, com perigosas consequências, por isso, caso haja indicação de consumir a babosa, é recomendado utilizar produtos para esse fim, pois já passaram por processos que removem esse ativo tóxico.

[captura]

Benefícios para a Saúde

A aloe vera é indicada em casos de artrite, artrose e inflamações, devido aos polissacarídeos. “Os estudos já mostraram que o consumo da aloe vera aumenta o nível dos fibroblastos, isso significa uma recuperação dos tecidos com mais eficiência”, explica.
A babosa ainda tem ação hidratante, cicatrizante e revitalizante, por isso é muito encontrada na composição de cosméticos.

A aloe vera também ajuda nos processos digestivos, melhora a mucosa, tem ação cicatrizante e ainda acalma o sistema digestivo. “É indicada em casos de úlceras, gastrites e síndrome do intestino irritado”. A planta age no sistema imunológico, na defesa das células e ajuda a desintoxicar o fígado. “Quando temos uma boa ação no fígado, conseguimos nos livrar das toxinas e evitar assim várias doenças”.

E-Book Grátis: Top 5 Melhores Dietas de 2018 Para Perder Peso

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber o E-book GRÁTIS

A aloe vera ajuda no processo de emagrecimento e a ganho massa muscular. “A planta serve como um complemento à alimentação, pois é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas e enzimas”.

Dica de consumo

suco-da-babosa

Para preparar um suco saudável de aloe vera é necessário extrair o gel contido no interior das folhas, cuja planta deve ter dois ou mais anos.

Isso se deve ao fato de que antes desse tempo suas propriedades ainda não se desenvolveram por completo e, por isso, seus benefícios não serão tão efetivos.
Ingredientes

1 folha de aloe vera
1/2 copo de água (100 mL)
1 colher de mel (25 g) (opcional)

Modo de preparo

Corte a folha de aloe vera com a ajuda de uma faca e extraia os cristais gelatinosos contidos em seu interior.
Lave o produto rapidamente para retirar qualquer resto desnecessário.
Depois de obter a polpa cristalina, adicione-a ao copo do liquidificador e bata com meio copo de água até obter uma bebida homogênea.
Se você quiser, adicione um pouco de mel para adoçar e consuma.
Tome entre meio e um copo ao longo do dia.
Você pode combiná-lo com outros ingredientes em vitaminas e limonadas.
Evite ingeri-lo em excesso para não sofrer reações indesejadas.

Como você pode ver, uma bebida natural de aloe vera traz maravilhosos benefícios para a saúde do corpo.

Prepare-o de forma regular em casa e consuma-o como parte de sua dieta para promover uma sensação de bem-estar.

O suco ou o gel de aloe vera podem ser encontrados também em lojas de produtos naturais ou em farmácias.

Comentários no Facebook
Avalie esse post!
Comentários no Facebook