Como controlar a ansiedade e ter mais qualidade de vida

A busca por saber como controlar a ansiedade é cada vez mais comum nos dias de hoje.

Em larga escala a ansiedade é uma doença que prejudica nossa atuação em várias partes da vida.

Por tratar-se de um processo mental, muitas vezes o tratamento inclui medicamentos restritos que são altamente prejudiciais à saúde.

Porém, cada vez mais existem profissionais que se dedicam ao estudo de formas naturais para tratamento dos distúrbios psicológicos e psíquicos.

E-Book Grátis: Top 5 Melhores Dietas de 2018 Para Perder Peso

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber o E-book GRÁTIS

Com isso, os pacientes que têm histórico de ansiedade podem contar com maneiras não invasivas para controlar esse mal que está assolando o mundo.

Cada vez mais, vemos pessoas entrando em processos de autodestruição por conta de crises ansiosas.

Ansiedade boa e ansiedade ruim

Aqui, estamos falando daquela ansiedade que trava, que dá medo, que cria fobias em longo prazo, que faz a pessoa simplesmente ter vontade de sumir.

Pois, em níveis normais a ansiedade é boa e até esperada, é aquele frio na barriga antes do primeiro encontro, ou aquela expectativa antes de uma apresentação, ou da entrevista de emprego.

É comum sentir uma antecipação saudável antes de qualquer coisa nova na vida, mas quando a sensação causa medo, pânico, taquicardia, pode ser o momento certo para procurar um especialista e se tratar.

A ansiedade boa é aquela que nos move a sempre realizar coisas novas em nossa vida.

A ansiedade ruim é aquela que nos trava diante de situações simples do cotidiano, transtornando completamente nossa existência.

Por isso aprender como controlar a ansiedade é a melhor maneira de combater essas situações e viver melhor no dia a dia.

O que leva o ser humano para a ansiedade excessiva

É muito fácil perceber porque cada vez mais existem pessoas com ansiedade excessiva.

O estresse, as situações de competitividade no trabalho, na escola, e até mesmo nas rodas sociais, faz indivíduos propensos desenvolverem um medo de conviver nesses ambientes.

Por isso um dos principais sintomas das pessoas ansiosas é a falta de vontade de interação no meio social, profissional e até consigo mesmas.

Crises de ansiedade muito fortes podem levar à síndrome do pânico e processos depressivos.

É sempre importante ficar de olho nos níveis de ansiedade dentro da sua rotina. Percebendo algo mais intenso, será inteligente procurar ajuda antes que a coisa saia do controle.

12 Dicas de como controlar a ansiedade de forma natural

A maioria dos médicos receita remédios tarja preta imaginando ser uma forma mais eficaz de como controlar a ansiedade.

Porém, alguns desses medicamentos causam dependência em médio e longo prazo, o que poderia acarretar outros tipos de distúrbios mais graves.

Separamos abaixo, 10 maneiras naturais para controle dos processos ansiosos, leia cada uma com atenção e tente incorporar no seu dia a dia.

1 – Terapias alternativas

Controlar a ansiedade com terapia

Atualmente já é comprova a eficácia das terapias alternativas como forma de tratamento para distúrbios comuns, como a ansiedade.

Sessões de acupuntura, reiki, yoga, cura com cristais e outros tipos de terapias energéticas podem fazer maravilhas no combate às crises ansiosas.

São várias opções de tratamento e é importante encontrar uma que esteja dentro de suas crenças, para não haver conflitos e piora do processo ansioso.

2 – Tenha um hobby

Controlar a ansiedade com um hobby

Com tanto estresse diário sempre é bom ter algum momento para fazer algo que se gosta.

Adotar um hobby pode ser uma forma de desfocar dos medos e diminuir o processo de ansiedade naturalmente.

Evite hobbies que possam parecer competitivos (coleções deixam as pessoas ansiosas para conseguir as peças faltantes), optando por ler um livro relaxante, ficar alguns minutos ouvindo música, ou praticar meditação.

Seja qual for a atividade escolhida, ela deve causar momentos de prazer e alegria para compensar a pressão do mundo e trazer paz.

3 – Viva mais no presente

Controlar ansiedade vivendo o presente

Uma das causas da ansiedade é a antecipação de resultados em assuntos cotidianos.

Ficar imaginando o que o chefe vai falar mediante uma situação negativa, ou antecipar a briga com a(o) companheira(o) por causa de um atraso aumentará o processo ansioso.

Foque no momento presente, no que está fazendo naquele instante, e distancie a mente do “poderá” acontecer, porque às vezes tudo se passa de forma completamente diferente e aí ficamos frustrados e gastamos energia à toa.

4 – Controle sua respiração

Controlar ansiedade com a respiração

Nossa respiração mostra muito do nosso estado de espírito, mas também é uma maneira de mantermos foco, sendo um dos principais pilares das práticas marciais e também da meditação.

Por via de regra, a maioria dos seres humanos respiram superficialmente porque não usam o diafragma como deveriam.

Experimente respirar pelo nariz enchendo o diafragma (estufando a barriga e não o peito) e depois solte o ar lentamente. Faça isso várias vezes.

Será comum sentir tontura, pois o cérebro estará recebendo uma quantidade maior de oxigênio.

Conforme for aperfeiçoando, poderá incluir contagem mental das respirações (puxar o ar e soltar enquanto conta até 7, por exemplo).

Presta atenção no processo respiratório é muito eficaz no controle da ansiedade.

5 – Acredite em você

Controle a ansiedade acreditando em si mesmo

Ansiedade tem haver com falta de segurança. Por isso muitas pessoas não gostam de se apresentar em público, e têm pavor de ficar em evidência perto de outras pessoas.

Esse tipo de comportamento está diretamente ligado à auto-estima que quando é muito baixa causa processos ansiosos severos.

Acreditar sempre em você em todas as situações é a melhor maneira de como controlar a ansiedade e deixar de passar por processos estressantes no dia a dia.

6 – Alimentação

Controlar a ansiedade alimentando-se bem

Nós somos o que comemos. Pessoas ansiosas devem evitar consumir produtos que sejam estimulantes como café, alimentos condimentados, refrigerantes à base de cola, etc.

Ter uma alimentação mais equilibrada ajudará o organismo produzir níveis maiores dos hormônios necessários para o bom funcionamento da mente, ajudando a diminuir a ansiedade, além de melhorar muito a qualidade de vida.

Veja aqui alguns dos alimentos mais saudáveis que contribuem também na manutenção do peso.

7 – Exercícios físicos

Controlar a ansiedade com exercícios

O corpo humano foi feito para estar em movimento. O surgimento do computador fez as pessoas ficarem paradas durante muitas horas seguidas, o que também ajuda a aumentar os distúrbios como a ansiedade.

Faça caminhada, ou yoga, ou vá a academia de vez em quando, estar em movimento aumenta o nível de serotonina no cérebro, esse é o hormônio do bem estar.

Quando estamos nos sentindo bem, tendemos a ansiar menos pelo futuro.

8 – Pratique o auto-conhecimento

Controle a ansiedade com auto conhecimento

Uma das formas mais eficazes de como controlar a ansiedade é se conhecer melhor.

Ter conhecimento de si mesmo é um exercício saudável que trará crescimento em todas as áreas da vida, incluindo a profissional e relacionamentos.

Saber como agirá diante de determinadas situações será muito eficaz para diagnosticar processos ansiosos mais fortes.

Existem muitos vídeos e literatura especializada sobre o assunto. Escolha um método de auto-conhecimento que goste e comece a praticar. Só fará bem!

9 – Trabalho artesanal

Controlar a ansiedade com trabalho artesanal

Desde sempre o homem que ocupa suas mãos com algum trabalho não tem tempo para pensar em besteira.

Trocando em miúdos, podemos dizer que fazer artes manuais é uma forma de manter a mente ocupada em coisas boas, que afastam a ansiedade.

O famoso ditado: “Mente vazia é oficina do diabo” tem sua razão de ser, pois quando estamos “à toa” tendemos a pensar mais, e normalmente coisas negativas.

Antecipamos situações que poderão nunca existir. Travamos brigas imaginárias, desencadeamos guerras e xingamos os vizinhos.

O artesanato é uma forma de terapia ocupacional que ainda pode trazer lucros. Imagine ganhar uma renda extra fazendo e vendendo alguma arte que goste.

Escolha algo que admire, que deseje praticar, para o processo ser feliz e construtivo em todos os aspectos.

10 – Seja mais positivo(a)

Controlar a ansiedade sendo mais positivo

Como controlar a ansiedade pensando negativamente o tempo todo?

É uma tendência humana se apegar nas coisas negativas, naqueles assuntos que só trazem mais medo e desejo de fugir para bem longe.

É difícil manter um padrão de pensamento mais positivo em meio a tanto caos aparente e muita negatividade, mas é o melhor caminho para se ver livre da ansiedade.

Experimente não ler notícias, não assistir TV em canais de calamidades e evite discussões vazias que levarão a lugar nenhum.

Manter a mente com pensamentos mais amenos e positivos, fará com que os níveis de hormônios bons fiquem sempre supridos, diminuindo muito os processos ansiosos.

11 – Dance

Controlar a ansiedade com a dança

Além de ser uma forma de se exercitar, dançar traz alegria, melhora os níveis de serotonina, aguça a sensibilidade e aumenta o entendimento do ritmo.

Coordenar o corpo para seguir um determinado ritmo manterá a mente ocupada, além de estimular os batimentos cardíacos e melhorar a circulação sanguínea.

Escolha um ritmo que goste para praticar e veja a ansiedade sumir como um passe de mágica.

12 – Durma bem

Controlar a ansiedade dormindo bem

Pessoas ansiosas geralmente possuem problemas de insônia, que as deixam ainda mais estressadas.

Pratique uma meditação guiada antes de dormir, ou leia um pouco de um livro que goste bastante para acalmar a mente e o coração.

Evite programas de televisão que excitem a mente de alguma forma, para não ter problemas para pegar no sono.

É importante dormir pelo menos 6 horas por noite (o ideal são 8 horas), para que o corpo descanse e as células se renovem.

Dormir bem também é uma forma eficaz de como controlar a ansiedade.

Sempre é bom lembrar que ansiedade em excesso pode desencadear outros processos mentais mais sérios.

É importante cuidar para diminuir os processos ansiosos e evitar problemas mais sérios e difíceis de controlar.

Você Sabia?

A compulsão alimentar  na maioria dos casos é causada pelo transtorno da ansiedade, levando muitas pessoas ao indesejado aumento de peso, por isso você precisa conhecer o composto NATURAL Bio-Caps, que com seus inúmeros benefícios vai lhe auxiliar na manutenção do peso, controle da ansiedade, dentre outros benefícios.

BioCaps Saiba mais clicando aqui

 

Comentários no Facebook
Avalie esse post!
Comentários no Facebook