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25 dicas preciosas para cuidar da saúde e ter vida longa

25 dicas preciosas para cuidar da saúde e ter vida longa

O estresse e a correria do dia a dia, de uma forma ou de outra, contribui para que cada vez mais fiquemos doentes e desanimados. No entanto, há uma série de atitudes que podemos tomar que nos auxiliam a cuidar da saúde e ter uma excelente qualidade de vida em todos os níveis e idades. 

Por isso, neste artigo, daremos algumas dicas de extrema importância para o bem-estar físico, mental e social. Não custa quase nada tornar-se uma pessoa saudável, que desfruta de uma vida plena e feliz.

As 25 dicas para cuidar da saúde de forma prática e eficaz

1.     Reduza a gordura abdominal

A gordura – ou o tecido adiposo – que se concentra no abdômen é perigoso. Ela favorece o surgimento dos principais fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial, hipertensão arterial e diabetes. Também diminui o colesterol bom (HDL) e aumenta o ruim (LDL) e triglicérides, o que leva a um acúmulo de açúcar no sangue.

É por isso que é importante tentar medir menos de 80 cm de cintura se for mulher e menos de 90 cm se for do sexo masculino. Se você descobrir que sua gordura abdominal está acima do recomendado, faça exercícios, siga uma dieta balanceada e evite alimentos muito gordurosos ou açucarados.

2.      Abandone o fumo

O tabaco é uma das principais causas de várias doenças cardiovasculares, respiratórias e carcinogênicas. Além disso, o consumo de cigarros aumenta as chances de excesso de peso; sem contar que o tabagismo diminui a capacidade física.

Abandonar o fumo é uma das melhores formas de cuidar da saúde, não é fácil, mas não é impossível. Você pode consultar um médico para ajudá-lo a parar e, desta forma, lidar melhor com os efeitos colaterais da abstinência.

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3.     Diga “não” ao estresse

Quer devido ao trabalho ou situação pessoal, é normal se sentir estressado. No entanto, é preciso aprender a relaxar ou pode haver consequências graves sobre a saúde:

  • Exaustão física e mental;
  • Insônia;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Diversas outras doenças relacionadas.

Você pode tomar algumas atitudes para melhorar nesse quesito como:

  • Ouvir música relaxante;
  • Tomar banho;
  • Ler;
  • Exercitar;
  • Fazer qualquer outra atividade que conte como um momento exclusivo para você.

4.     Coma mais legumes e frutas

Comer três pedaços de fruta e duas porções de vegetais diariamente é o recomendado para que tenha condições de cuidar da saúde de forma eficiente. Isso porque se está dando ao corpo os minerais e vitaminas necessários para a sua boa manutenção. 

Carne vermelha, pão, manteiga, legumes e cereais devem ser consumidos em menor proporção. Não se esqueça de incluir nessa dica as fibra e consumo de água para melhorar a digestão, combater a obesidade e prevenir doenças.

5.     Tome cuidado com o açúcar

O consumo excessivo de alimentos e bebidas açucarados pode causar acarretar um aumento de peso gradativo. Este, por sua vez, traz consigo a obesidade, o diabetes, as doenças intestinais, entre outros perigos para a saúde plena. 

Refrigerantes, pães e doces, como o chocolate, são alimentos que muitas pessoas consomem – principalmente crianças – Mas é preciso regular a quantidade inclusa na dieta.

A melhor opção é comprar produtos com baixo teor de açúcar e, se possível, não consumir açúcares refinados. É normal querer comer um doce de vez em quando, contudo, o importante é não exagerar.

6.     Cuidar da saúde é consumir fibra

Por que é tão importante consumir fibra? Por uma razão simples: tem muitos benefícios. Entre eles estão:

  • Evitar a constipação;
  • Diminuir a absorção de gorduras;
  • Reduzir os níveis de colesterol LDL;
  • Ajudar a perder peso;
  • Prevenir o aumento da glicose no sangue;
  • Entre outros.

A fibra pode ser encontrada em grãos integrais, legumes, frutas, nozes e frutas secas.

7.     Tome dois litros de água por dia

Beber essa quantidade de água natural é recomendado. No entanto, depende muito das necessidades de cada organismo, das condições em que a pessoa está, do clima ou da atividade física. Estar bem hidratado é importante para evitar problemas nos rins, cansaço ou dores de cabeça.

Beber água natural é a melhor opção, mas sucos, águas com sabor, infusões ou outros refrigerantes sem açúcar são alternativas viáveis.

8.     Evite ácidos graxos trans

Os ácidos graxos trans têm efeitos negativos sobre a saúde relacionados à doença cardiovascular, diabetes tipo 2 e câncer. Eles são encontrados em muitos alimentos: carne vermelha, leite e seus derivados, fast food, margarinas, panificação e pastelaria industrial e muito mais.

Preste atenção nos rótulos dos produtos e tente consumir o mínimo possível.

9.     Consuma Omega 3

Sim, sabemos que o Omega 3 também é classificado como um ácido graxo, mas é um poliinsaturado e não um trans. Este tipo de ácido é encontrado nos tecidos de alguns peixes – como peixes de águas profundas – sementes e nozes.

O Omega 3 é benéfico para:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Redução do nível de triglicerídeos no sangue;
  • Melhoramento dos processos inflamatórios;
  • Prevenção da pressão alta, do câncer de cólon e do câncer de mama.

10. Inclua o azeite em sua dieta

Talvez a palavra “óleo” nos repele imediatamente, mas o azeite provou ter propriedades que beneficiam o organismo. O que mais chama a atenção é que ele atua como cardioprotetor, ou seja, ajuda a cuidar da saúde prevendo a oxidação de gorduras ou partículas lipídicas, reduzindo a formação de colesterol LDL e aumentando o HDL.

Você sabia que, se você tomar uma colherada de azeite, consome melhor todas as suas propriedades nutricionais?

11. Coloque menos sal na comida

Também conhecido como “morte branca”, o sal é considerado a causa de milhões de mortes de pessoas com doenças cardiovasculares.

Uma solução e um conselho para cuidar da saúde é fugir do saleiro. Se você é um daqueles que se sentem insípidos porque não tem sal, pode experimentar diferentes temperos, condimentos e ervas aromáticas.

12. Coma devagar

Estamos cientes de que muitas vezes o tempo da refeição é contado ou simplesmente se tornou um hábito comer rápido, mas isso é prejudicial.

Mastigar lentamente permitirá que você controle a quantidade de comida que come, sentindo-se satisfeito e não comendo mais. É aconselhável mastigar vinte vezes uma “colherada” e não colocar outra porção na boca até engolir a anterior.

13. Tire o preconceito da soja da sua dieta

Quando pensamos em comer soja, imediatamente vêm à mente imagens de comida vegetariana que nem todo mundo gosta. No entanto, esse alimento contribui para reduzir o risco cardiovascular, já que seu perfil de gordura favorece a diminuição do colesterol no sangue.

Carne, leite, farinha ou proteína de soja. Estes alimentos são boas opções para consumir, embora a melhor maneira de comê-la seja em sua apresentação natural: o tofu.

14. Um leite fermentado ajudará sua digestão

Aqueles que sofrem de má digestão, o famoso “intestino preguiçoso”, sabem que pode haver muitos desconfortos que variam em intensidade. Existem algumas pessoas que não sentem nada além de “inflamadas”, enquanto outras sofrem com dor no abdômen ou sensação de peso no estômago.

Um produto que pode aliviar estes sintomas e melhorar a digestão é um produto fermentado com bifidobactérias, que normalmente encontramos em iogurtes.

15. O riso cura

Quando dizem que o riso é o melhor remédio, não estão longe da verdade, já que está provado que rir alto é melhor que um analgésico. O riso estimula a produção natural de endorfinas no cérebro, uma substância que alivia a dor como a morfina, os opiáceos e outras drogas.

Para melhorar a situação, o riso também ajuda a queimar calorias. Siga este conselho para cuidar da saúde e ria muito todos os dias.

16. A pele também é importante

Muitos se concentram em cuidar de seu organismo interno, mas proteger o exterior é igualmente relevante. Usar filtro solar é essencial, não importa se está nublado ou está chovendo. Todas as partes do corpo que estão expostas à luz do sol precisam ser protegidas com um produto eficaz.

A recomendação é passar um protetor solar a cada quatro horas, dependendo da intensidade da radiação.

17. Não deixe o dentista para mais tarde

Várias pessoas não gostam de ir ao dentista porque associam as consultas a desconforto ou dor. No entanto, isso só é verdade quando os dentes estão doentes e precisam de cura. 

Uma verificação constante com o dentista e uma limpeza adequada mantém os dentes e gengivas em perfeito estado. Isso é cuidar da saúde do corpo todo, mesmo que indiretamente.

18. Tente dormir bem

Alterar em demasiado o ciclo de sono tem consequências, tais como insônia e pode até afetar outros hábitos, como comer.

Tente ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo para construir uma rotina, não assistir TV, computador ou celular antes de ir para a cama e nunca deitar se não estiver com sono, pois também pode ser prejudicial forçar-se a dormir.

19. Transforme o exercício em rotina

É verdade que depois de um longo dia, tudo o que queremos é descanso e pensamos que não teremos energia para exercitar. Isso não é verdade. Se exercitar para começar o dia ou terminar é uma boa ideia sobre como cuidar da saúde e com prazer.

É preciso considerar o esporte não como uma obrigação de saúde ou uma tarefa, mas como uma rotina. Você deixaria de comer, tomar banho ou dormir? Não? Faça do exercício um hábito como este e verá como sua percepção muda.

20. Não dependa de alimentos processados

É conveniente chegar em casa, tirar comida do freezer e aquecê-la no micro-ondas. Também é mais fácil fazer uma sopa ou um creme instantâneo, mas esse tipo de alimento se tornará cada vez mais prejudicial. Não tem como cuidar da saúde de forma correta assim.

Compre produtos naturais e frescos e tente cozinhá-los você mesmo. Fazer uma salada ou assar um peito de frango não demora muito. Além disso, existem receitas simples e rápidas para preparar.

21. Diminuir o colesterol ruim

O colesterol é uma parte inseparável do nosso corpo e, como vimos, é dividido em bom (HDL) e ruim (LDL). No entanto, o equilíbrio entre esses dois tipos de colesterol pode ser perdido se muito fast food for consumio ou mesmo se houver uma predisposição genética.

Uma dica: dieta mediterrânea ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados, graças ao seu baixo teor de gorduras saturadas e seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados a partir de ômega 3 e azeite de oliva.

22. Não fique sentado no escritório

É inevitável estar quase na mesma posição o dia todo se você trabalha em um escritório. Isso acontece especialmente quando a maior parte do seu trabalho envolve mexer no computador.

Fique em pé, ande, descanse os olhos, mova o pescoço. Se possível, mude o local do computador para evitar ficar na mesma posição o tempo todo.

23. Tome um copo de vinho tinto

Graças aos seus antioxidantes, o vinho tinto é perfeito para cuidar da saúde e para prevenir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ele eleva os níveis de colesterol bom. No entanto, apenas beber vinho não é suficiente: você precisa se exercitar e ter uma boa dieta.

O fato de que você é aconselhado a beber vinho tinto com frequência não significa que você deve abusar do seu consumo, afinal, ele continua a ser uma bebida alcoólica.

24. Esteróis de plantas para nivelar o colesterol

Outro conselho para cuidar da saúde e uma maneira de equilibrar o colesterol em seu corpo é consumir esteróis de plantas ou fitoesteróis. Este é um derivado de plantas que diminuem a absorção intestinal do colesterol e ajudam a controlá-lo.

Girassol, milho, azeite e óleo de soja podem encontrar pequenas quantidades dessa substância. Algumas bebidas lácteas também foram enriquecidas com este derivado.

25. Homeopatia sim, mas sob supervisão

Muitas pessoas preferem recorrer a medicamentos homeopáticos porque não têm efeitos colaterais como os convencionais. Ees são seguros e, na maior parte, eficazes.

Mesmo assim, é sempre aconselhável consultar um médico antes de começar a tomar medicamentos homeopáticos.

Então, essas foram as 25 dicas de como cuidar da saúde que você sempre precisou para manter uma vida longa e feliz. É hora de colocá-las em prática e proteger seu bem-estar e o de seus familiares.

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