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Dicas de alimentação saudável para crianças

Dicas de alimentação saudável para crianças

Uma alimentação saudável para as crianças garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, bom estado de saúde e crescimento. Porém, fazer com que os filhos se alimentem de forma correta não é tarefa fácil. A maior dificuldade é no consumo de legumes e vegetais.

Um erro muito comum é que pais coloquem os alimentos misturados, batidos ou processados, e em grandes quantidades. Isso não promove conhecimento e formação do hábito alimentar, pois confunde sabores e aromas, além de interferir na aparência.

Muitos pais costumam oferecer outras opções, tais como biscoitos, iogurtes, doces, etc, para que a criança não fique com fome. Essa atitude acaba sendo vista como uma recompensa, que faz com que a criança entenda que não precisa comer aqueles alimentos, pois ela receberá o que quer no momento seguinte.

criança - Dicas de alimentação saudável para crianças

 

Confira agora algumas dicas de boa alimentação para as crianças:

 

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  • A alimentação deve ser variada, com todos os grupos alimentares, divididos ao longo do dia, de forma bem colorida;

 

  • As crianças devem consumir produtos lácteos ou leite pelo menos três vezes ao dia;

 

  • Apresente os alimentos separadamente no prato de forma criativa, formando imagens coloridas e divertidas, que podem garantir melhor adesão à alimentação;

 

  • Crianças costumam ter preferencias por bebidas adocicadas, incentive-as a consumirem mais água;

 

  • Incentive também o consumo de todos os tipos de frutas, sucos naturais ou em forma vitaminas.

 

  • Diminua o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar e também evite beber refrigerantes.

 

  • Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela e outros embutidos, frituras e salgadinhos.

 

  • Consuma feijão no mínimo 01 vez ao dia e no mínimo 04 vezes por semana. O feijão, os vegetais folhosos verdes escuros, ovos e carnes (fígado de boi), são importantes fontes de ferro.

 

  • Nada de alimentar assistindo à TV ou em frente ao computador.

 

  • Uma alimentação saudável também é importante para proteger os dentes das cáries. Os alimentos não cariogênicos como leite e queijo reduzem a acidez da boca e fortalecem os dentes devido à presença de cálcio.

 

  • E claro, como toda criança gosta de doces e bolinhos, para a sobremesa, opte por doces com pitadas saudáveis.

SAUDAVEL - Dicas de alimentação saudável para crianças

 

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Uma dica infalível é deixar a comida atrativa. Um prato de arroz, feijão, legumes e carne podem ficar muito mais divertidos se os alimentos formarem uma carinha ou uma casinha. Para ajudar e trazer inspirações para esta tarefa veja algumas opções para fazer desenho com a comida para as crianças.

 

 

  1. A vaca certamente divertirá os pequenos. Salames, presunto, pimentão e azeitonas formam o focinho da dona. Para a base, use os pães e folhas de alface.

sanduiche de vaca - Dicas de alimentação saudável para crianças

  1. O arroz integral também entra na brincadeira. Faça bolinhas e molde o ursinho. Com a omelete, faça uma coberta. Enfeite com alface, tomate e salsicha.

prato crianca arroz - Dicas de alimentação saudável para crianças

  1. Transforme ovos cozidos em patinhos. Filetes de cenoura e pepino ajudam. Para os olhos, corte pedacinhos de azeitona preta.

ovos 1 - Dicas de alimentação saudável para crianças

  1. Com pepino e azeitona, crise olhos em revelo nos sanduíches;

sandui sapo - Dicas de alimentação saudável para crianças

  1. Para os bebês que ainda estão comendo apenas as frutas, crie carinhas engraçadas. A banana pode ser a boca, o morango o nariz e os olhos feitos com uva verde e uva-passa.

frutas desenhas - Dicas de alimentação saudável para crianças

 

Fazer boas escolhas alimentares é um processo complexo e tem consequências a curto e longo prazo para a saúde. Não é fácil, mas uma educação alimentar bem feita na infância fará de seus filhos adultos mais saudáveis, vivendo com mais qualidade.

 

 

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