Benefícios da dieta do ovo para emagrecer com saúde

Benefícios da dieta do ovo para emagrecer com saúde

Não é novidade que o mito do ovo já foi quebrado, e que já existem diversos estudos científicos comprovando que ele é um dos melhores alimentos do mundo devido ao seu alto poder nutritivo e pela sensação de saciedade que ele proporciona, motivos pelo qual milhares de pessoas aderiram a dieta do ovo para emagrecer.

Atualmente milhares de pessoas que buscam o emagrecimento já incluem diariamente ovos na sua dieta.

Mas afinal, quais os benefícios do ovo no plano alimentar?

Para se ter uma idéia, um ovo inteiro contém todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula em um filhote de galinha.

Os ovos são ricos em proteínas, baixos em calorias e podem estimular o metabolismo.

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1. Os ovos são nutritivos e pobres em calorias

dieta do ovo para emagrecer

Os ovos são baixos em calorias e ricos em proteínas.

Um ovo cozido contém 78 calorias e vários nutrientes importantes, incluindo:

  • luteína e zeaxantina, que são antioxidantes que sustentam a visão saudável
  • vitamina D , que promove a saúde óssea e a função imunológica
  • colina, que estimula o metabolismo e ajuda no desenvolvimento do cérebro fetal

Para um resultado mais satisfatório quando falamos em dieta do ovo para emagrecer. A maneira mais simples de perder peso é reduzir a ingestão de calorias e adicionar ovos à dieta.

Por exemplo, um almoço ou jantar de dois ovos cozidos e uma xícara de vegetais misturados contém apenas 274 calorias.

No entanto, cozinhar ovos com óleos ou manteiga aumenta significativamente o conteúdo calórico e de gordura. Uma colher de sopa de azeite, por exemplo, contém 119 calorias .

2. Os ovos são ricos em proteínas

A proteína ajuda na perda de peso pela saciedade que proporciona, e os ovos são uma ótima fonte de proteína, um ovo grande fornece aproximadamente 6 gramas.

A ingestão dietética de referência para proteína é de 0,8 g por quilograma de peso corporal.

Isso significa que :

  • Um homem sedentário requer 56 g de proteína por dia
  • Uma mulher sedentária requer 46 g de proteína por dia

Na dieta do ovo para emagrecer, dois ovos grandes compõem mais de 25% das necessidades médias de proteína de uma mulher sedentária durante o dia e mais de 20% das necessidades médias de um homem sedentário.

Algumas pesquisas indicam que comer um café da manhã rico em proteínas aumenta a saciedade, que é a sensação de plenitude. Os resultados também sugerem que um café da manhã rico em proteínas leva a uma redução na ingestão calórica durante o resto do dia.

Um estudo de 2012 , publicado no British Journal of Nutrition , sugere que a proteína da dieta ajuda a tratar a obesidade e a síndrome metabólica, em parte porque faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas.

3. A dieta do ovo para emagrecer acelera o metabolismo

Comer uma dieta rica em proteínas pode acelerar o metabolismo através de um processo chamado efeito térmico dos alimentos.

Isso acontece porque o corpo precisa usar calorias extras para digerir e processar nutrientes nos alimentos.

Carboidratos e gorduras também aceleram o metabolismo, mas em menor intensidade que a proteína.

De acordo com as conclusões de um estudo de 2014 :

  • A proteína aumenta a taxa metabólica de uma pessoa em 15 a 30%.
  • Os carboidratos aumentam a taxa metabólica em 5 a 10%.
  • As gorduras aumentam a taxa metabólica em até 3%.

Portanto, comer ovos e outros alimentos ricos em proteínas pode potencializar a queima de calorias mais do que ingerir carboidratos ou gorduras.

Quando comer ovos

dieta do ovo para perder peso

A pesquisa sugere que uma pessoa que come um café da manhã à base de ovo pode consumir menos comida ao longo do dia.

Os ovos podem ser especialmente úteis para a perda de peso quando uma pessoa os comer no café da manhã.

Em 2005, os pesquisadores compararam os efeitos de comer um café da manhã à base de ovos com um café da manhã à somente a base de carboidratos em participantes do sexo feminino com excesso de peso.

As contagens de calorias em ambos os cafés da manhã foram iguais, mas os participantes que comeram os ovos consumiram significativamente menos alimentos durante o resto do dia. Pesquisa de 2010 relatou o mesmo efeito em homens adultos.

Em um estudo de 2013 , os participantes adultos do sexo masculino que comiam ovos no café da manhã pediam almoços menores e pareciam se sentir mais cheios do que aqueles que tomavam café da manhã rico em carboidratos.

No entanto, monitorar a ingestão calórica ainda é importante. Um estudo de 2008 relatou que um café da manhã à base de ovo aumentava a perda de peso em participantes com sobrepeso ou obesidade, mas apenas como parte de uma dieta controlada por calorias.

Como fazer a dieta do ovo para emagrecer

A chave é incorporá-los em uma dieta saudável.

Parece que comer ovos no café da manhã é a melhor abordagem, porque isso pode reduzir o número de calorias que uma pessoa consome durante o resto do dia.

Os ovos são nutritivos e fáceis de preparar. As pessoas tendem a consumi-los das seguintes formas:

  • cozido
  • fervido
  • feito em uma omelete
  • mexidos
  • escalfado

Combine-os com legumes no café da manhã para uma refeição rica em fibras e enchimento, ou adicione ovos cozidos a uma salada na hora do almoço.

Para um jantar saudável, cubra uma salada de quinoa e salteie com um ovo poché.

Quantos ovos uma pessoa deve comer?

dieta do ovo

Incorporar um número moderado de ovos em uma dieta balanceada pode trazer benefícios para a saúde.

Recomendações dietéticas anteriores recomendavam que as pessoas limitassem a ingestão de ovos a sete por semana.

Mas, devido à falta de evidências científicas, essas diretrizes mudaram em 2015. A partir disso começou a ser recomendado a ingestão de ovos diariamente e então surgiu a famosa dieta do ovo para emagrecer.

Pesquisas recentes sugerem que comer um ovo por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca e derrame . Os pesquisadores rastrearam os efeitos em quase meio milhão de adultos que vivem na China durante um período de 9 anos.

Autores de um estudo de 2018 relataram que comer pelo menos 12 ovos por semana durante 3 meses não aumentou os fatores de risco cardiovascular em participantes com diabetes ou pré-diabetes.

É importante ter em mente que esses participantes seguiram uma dieta projetada para perda de peso.

Esses achados sugerem que a ingestão de um número moderado de ovos pode trazer benefícios à saúde, desde que a pessoa esteja incorporando os ovos a uma dieta balanceada.

Deve-se evitar adicionar gordura animal, como manteiga ou gordura de bacon, às suas refeições à base de ovo.

Resumo

Os ovos são um alimento de baixa caloria rico em proteínas e outros nutrientes. Comer ovos pode beneficiar a perda de peso, principalmente se adicionado a uma dieta com controle de calorias.

Pesquisas sugerem que os ovos aumentam a atividade metabólica e aumentam a sensação de plenitude. Comer um café da manhã à base de ovo pode impedir uma pessoa de consumir calorias extras durante o dia.

Para promover a perda de peso, evite preparar ovos adicionando muita gordura, manteiga ou óleos, por exemplo. Dê preferência consuma cozido em água.

Se uma pessoa tem um risco de doença cardiovascular, dê preferência as claras, porém não há necessidade de evitar o consumo da gema, apenas maneirar no consumo.

Abaixo disponibilizamos um vídeo onde o Nutrólogo Dr. Lair Ribeiro explica os benefícios do ovo na dieta:

Dieta do ovo para emagrecer



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