Top 6 exercícios para acelerar o metabolismo e emagrecer

Os Exercícios para acelerar o metabolismo favorecem o organismo a queimar gordura mais rapidamente, promovendo a perda de peso.

Se chegou até essa página é porque tem interesse em perder peso de forma saudável e sabe que a aceleração do metabolismo é uma forma eficaz de fazer isso.

O que muitas pessoas não sabem, ou não levam em conta na hora de emagrecer é que cada metabolismo reage diferente do outro.

É por isso que algumas pessoas perdem muito peso com uma dieta e outras não perdem nada seguindo o mesmo método.

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O mais comum é culpar o método, mas na verdade o que ocorre é que devido a uma série de fatores, algumas coisas dão certo para umas pessoas, mas não resolvem para outras.

Para acelerar o metabolismo o jeito mais eficaz é incluir produtos termogênicos na alimentação.

Aliás, é importante que se tenha consciência que através de uma alimentação balanceada, com alto teor de fibras e proteínas, temos mais chance de eliminar peso do que comendo os produtos industrializados que travam o organismo.

O motivo do acúmulo de gordura está na incapacidade que nosso corpo tem de realizar algumas funções básicas, porque acabamos enchendo-o com toxinas e substâncias perigosas para nossa saúde.

Você já deve ter ouvido falar de drenagem linfática, sucos detox, e outros métodos para limpar o organismo antes de começar uma dieta ou um programa de emagrecimento completo.

Isso se faz necessário porque com o passar do tempo, os alimentos que consumimos mais fazem mal do que bem, e para criarmos um efeito de rebote no organismo, temos que limpá-lo antes de começar uma dieta.

Além dos alimentos termogênicos existem alguns tipos de exercícios para acelerar o metabolismo, onde a combinação da alimentação com essa prática potencializará ainda mais a queima de gordura.

Principais tipos de exercícios para acelerar o metabolismo

Quando você vai para uma academia, normalmente o personal trainer cria um programa de exercícios para você executar.

É claro que se você está querendo perder peso, já ouviu falar dos exercícios aeróbicos e dos anaeróbicos, e sabe que os primeiros são os exercícios para acelerar o metabolismo mais indicados.

Mas qual a diferença entre os dois?

Exercícios aeróbicos

São os exercícios onde o organismo usa o oxigênio para fabricar energia.

Diferente dos anaeróbicos que agem apenas em regiões localizadas, os aeróbicos trabalham em todos os grupos de músculos do corpo.

Outro ponto importante é que eles são menos intensos e mais longos, o que proporciona uma queima maior de calorias de forma mais rápida, já que precisam de mais energia para manter o corpo se movimentando.

Existem muitos tipos de atividades aeróbicas com duração variada que devem ser indicadas para o tipo físico de cada pessoa que realizará o exercício.

Exercícios aeróbicos duram aproximadamente entre 30 minutos e 1 hora, e se a pessoa realizar esse tipo de atividade com frequência certamente promoverá a perda de peso.

A melhor notícia sobre os exercícios aeróbicos é que eles podem ser feitos em qualquer lugar. Em casa, no campo, na praia, eles não precisam de uma academia para serem praticados.

Assim a atividade aeróbica é um bom exemplo de exercícios para acelerar o metabolismo que podem ser praticados sempre e por qualquer pessoa.

Exercícios anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos não utilizam o oxigênio como fonte de energia e sim um substrato energético que acaba não sendo uma influência muito importante nesse processo.

Mas, quando esses exercícios terminam, começa acontecer uma inversão desses substratos energéticos e o organismo começa a utilizar energia aeróbica para realizar o metabolismo e a síntese das proteínas.

Essa reserva de energia é normalmente obtida nos depósitos de gordura, o que faz com que o corpo emagreça, mas de uma forma muito mais lenta.

Assim, uma corrida feita todos os dias, pode trazer mais resultados de emagrecimento do que malhar na academia 3 vezes por semana.

As atividades anaeróbicas têm esse resultado mais lento no metabolismo porque são para o trabalho e desenvolvimento de grupos específicos de músculos, e são de alta intensidade e menor duração que os exercícios aeróbicos.

Esse tipo de exercício é obrigatório para as pessoas que desejam praticar hipertrofia que é o aumento da musculatura e definição, também chamado de fisiculturismo.

Esses exercícios localizados não são voltados para a perda de peso, mas sim para o ganho de massa muscular, mas se forem praticados juntamente com os aeróbicos promoverão perda de peso e definição muscular.

Duração da prática de exercícios para acelerar o metabolismo

Sempre que se começa um novo método de emagrecimento, ou quando decidimos fazer uma nova dieta, precisamos tomar cuidado para não cometer overdose do processo.

Na prática de exercícios isso é muito importante, pois cada organismo reage de uma forma diferente, como falamos anteriormente e as pessoas sedentárias precisam pegar bem leve no começo.

O indicado para quem está começando a prática de exercícios agora é fazer isso 3 vezes por semana, por pelo menos 30 minutos.

Conforme for se acostumando e a musculatura também pode aumentar os dias da semana e também a duração dos exercícios, mas sempre deixando 1 dia para descanso, para o corpo se recuperar.

Para a prática de exercícios localizados de musculação dependerá do programa de cada indivíduo e também dos tipos de exercícios e de qual resultado se quer obter.

É importante que a prática de exercícios seja sempre acompanhada por um profissional que saberá os tipos certos para cada pessoa, cada resultado a ser obtido, sempre respeitando os limites do indivíduo.

Além de seguir o programa de exercícios sempre é indicado ter uma dieta especial, pois a energia gasta na prática precisa ser compensada de alguma maneira.

Além de um personal trainer é importante contar com a ajuda de um nutricionista que indicará os alimentos que poderão ser consumidos juntamente com a prática de exercícios que for determinada.

6 Melhores exercícios para acelerar o metabolismo

Depois de entender como funciona o organismo na prática de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, listamos abaixo 6 exercícios principais que ajudam a acelerar o metabolismo e promover a perda de peso.

Dança

Dança acelera o metabolismo

A dança já tem tanta fama de acelerar o metabolismo que atualmente encontramos spas e academias que oferecem aulas de ritmos latinos como zumba e salsa para a queima de gordura e calorias.

Além de ser um exercício aeróbico muito prazeroso que ajudará no emagrecimento, também fará bem para a mente pela liberação de endorfinas e também pelo relaxamento mental que os ritmos utilizados oferecem.

Corrida

Corrida para acelerar o metabolismo

De todos os exercícios, sem dúvida, a corrida é o principal exercício para acelerar o metabolismo.

Tanto faz se ela for realizada ao ar livre ou com a ajuda de esteiras, o que importa é o exercício em si.

Normalmente a corrida é um avanço da caminhada. Assim, quem está começando a caminhar agora, pode sentir a necessidade posteriormente de partir para fazer corridas e até mesmo maratonas.

Natação

Como acelerar o metabolismo

A natação é um esporte aeróbico completo, mexe com toda musculatura além de favorecer os exercícios respiratórios, dando fortalecimento para os braços, pernas e abdômen.

É indicado para quem deseja melhorar respiração, resistência, e também é uma forma de relaxamento pelo contato com a água.

Ciclismo

Exercícios para acelerar o metabolismo

Pedalar é um famoso exercício aeróbico que movimenta toda a musculatura inferior, ativa a circulação, acelera o metabolismo, dá resistência e também melhora a respiração.

Seja em uma bicicleta ergométrica, ou ao ar livre, andar de bicicleta sempre será um exercício prazeroso e completo para quem deseja emagrecer e tonificar os músculos.

Pular corda

Pular corda ajuda a acelerar o metabolismo

Essa brincadeira infantil queima muitas calorias e acelera o metabolismo devido ao movimento uniforme que pode ser intensificado conforme se aumente a velocidade da batida da corda.

Melhora a respiração, tonifica músculos das pernas, braços e glúteos, além de proporcionar uma atividade lúdica muito prazerosa.

HIIT

Hiit para acelerar o metabolismo

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training, ou em bom português treino intervalado de alta intensidade.

O que é isso?

Trata-se da prática de exercícios intensos por um curto período de tempo mas que continuam queimando a gordura até mesmo horas após o término da prática.

Esses exercícios são do tipo cardiovasculares, e a sua diferença para os outros exercícios é que são movimentos que levam o corpo ao limite (quase exaustão) e por isso possuem um tempo curto (alguns minutos).

Esse é o tipo de exercício praticado pela maioria dos fisiculturistas, pois exige o máximo da musculatura, fazendo-a se expandir mais rapidamente e queimando uma quantidade maior de gordura corporal.

Para quem não tem tempo de ficar horas na academia, praticar o HIIT é a melhor opção para queimar gordura rápido e ainda tonificar e fortalecer a musculatura.

Pessoas muito sedentárias devem começar com sessões básicas, até irem se acostumando com o aumento das batidas cardíacas e com a quase falta de fôlego que esses exercícios desencadeiam.

Diferente das práticas de meia hora até uma hora dos exercícios aeróbicos, o HIIT deve ser praticado em sessões curtas (até 20 minutos), para obter os resultados que deseja.

Antes de praticar exercícios desse tipo é importante passar por uma avaliação médica para detectar possíveis empecilhos.

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