tr?id=341541576639304&ev=PageView&noscript=1 - Queda de cabelo: Dicas para prevenção
Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Queda de cabelo: Dicas para prevenção

Queda de cabelo: Dicas para prevenção

A queda de cabelo é um dos problemas estéticos que mais afeta homens e mulheres de todo o mundo.

Ela ocorre quando existe algum tipo de alteração no couro cabeludo ou por alguma deficiência nutricional ou pelo impacto negativo de agentes externos, como as toxinas e os raios do sol.

 

Como saber se estou com queda de cabelo?

 

Uma técnica muito utilizada para saber se está com queda é pegar uma mecha de cabelo, a partir da raiz puxe-o para baixo com força, o normal é sair uns cinco fios de cabelo, mas caso saia mais cabelos você pode sim estar com problemas. Você também pode observar a quantidade de fios que ficam na escova ou pente, no travesseiro, roupas entre outras.

 

Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Ebook Grátis: Dieta Cetogênica - Guia Completo Para Eliminar Gordura e Turbinar Sua Saúde!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!
Confira alguns hábitos que ajudam a causar a queda capilar:

cigarro - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Cigarro: está aí outra encrenca que o tabagismo traz na bagagem, e olha que a lista é longa. Uma pesquisa coreana mostra que homens fumantes também correm um risco maior de sofrer com a queda capilar. Acredita-se que as substâncias tóxicas do cigarro enfraquecem as mechas. Como na síndrome metabólica, anos e anos tragando e soltando fumaça levam a uma degeneração dos vasinhos que abastecem as extremidades do corpo, assim causando a queda capilar. 

dietas rigidas - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Dietas rígidas: Quando se segue um cardápio com deficiência de alguma vitamina (como as do complexo B ou a C), carboidrato, proteína ou mineral (como o zinco e o ferro), há uma queda acentuada de cabelo. Para o fio nascer, o folículo demanda uma grande quantidade de minerais, principalmente o ferro. Em dietas rígidas, a falta dos nutrientes pode causar a fragilidade do fio e até a sua queda.

secador e chapinas - Queda de cabelo: Dicas para prevenção 

  1. Secador e chapinha: Pessoas que têm fragilidade no cabelo podem sofrer uma piora acentuada com o uso excessivo de secadores e chapinhas. Depois do banho, algumas partículas de água entram no fio. O contato com o calor leva à formação de bolhas de ar dentro do cabelo, favorecendo a queda. A recomendação é usar a chapinha ocasionalmente e, no caso do secador, manter o aparelho a 30 centímetros de distância da cabeça, na temperatura morna.

 rabo de cavalo - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

[captura]
  1. Penteados: O rabo de cavalo e outros penteados que tencionam o cabelo promovem quebra do fio e inflamação no folículo capilar, que induzem a queda. Esse hábito pode causar uma alopecia por tração, quando ocorrem falhas no cabelo pela força exagerada empregada para puxar os frios. Para quem não quer deixar os penteados de lado, o ideal é não prender o cabelo enquanto eles estiverem molhados e não deixá-los presos por longos períodos.

banhos quentes - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Banhos muito quentes: A alta temperatura da água durante o banho leva ao ressecamento da estrutura do fio. A água extremamente quente também retira o excesso de sebo, essencial para a proteção do couro cabeludo. Para não danificar o fio, é aconselhável que a água esteja morna.
    A caspa e a seborreia também podem surgir ou ser agravadas pelo banho quente. Elas não são consideradas causadoras da queda de cabelo, mas podem piorar já que existe, por se associar com um processo inflamatório mais severo.

stress - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Stress: O stress faz com que o corpo utilize mais energia que o usual, o que pode afetar a produção dos fios. Os nutrientes necessários para a fabricação de cabelo estão sendo consumidos para gerar energia. Nessa situação, o organismo inteiro perde uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Além disso, o stress faz com que o organismo produza mais cortisol, hormônio que desacelera a divisão celular na raiz. Assim causando a queda capilar.

hereditariedade - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Hereditariedade: Os homens são os mais atingidos pela chamada alopecia androgenética, a calvície ligada a fatores hereditários. O risco dessa herança genética perpetuar de pai para filho é de 15%. Essa calvície é identificada quando há falhas nas laterais da testa e na parte superior da cabeça. Dos 18 aos 25 anos já é possível notar uma queda acentuada de cabelo naqueles que possuem o par de genes responsáveis pela calvície.

antidepressivos - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Antidepressivos: Remédios como anti-hipertensivos, antibióticos e anabolizantes fragilizam o cabelo. Mas os mais agressivos à saúde capilar são os antidepressivos. Esses medicamentos atuam diretamente no sistema nervoso e na divisão celular. Esse processo interrompe o ciclo normal de vida do cabelo e o torna mais sensível e predisposto à queda. O ideal, nesse caso, é conversar com o médico para regular a dose ou trocar por outra substância que não interfira no bulbo capilar.

produtos quimicos - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Produtos químicos: A escova progressiva é um dos tratamentos químicos considerados mais agressivos ao cabelo. O contato do couro cabeludo com ativos proibidos, como concentrações elevadas de formol, promove inflamações e, assim, queda dos fios. Além de respeitar os limites impostos por agências reguladoras como a Anvisa, o ideal é dar um intervalo de três a quatro meses entre um procedimento e outro. Xampus com agentes que prometem alisar o cabelo podem causar o mesmo efeito.

envelhecimento - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Envelhecimento: É inevitável, com a chegada da idade, vem à queda de cabelo. A partir dos cinquenta anos, o couro cabeludo fica menos espesso. “Isso prejudica as glândulas sebáceas e sudoríparas, assim como a circulação na região, dificultando a chegada de nutrientes para a produção do fio”. Assim, os fios sofrem um afinamento e depois vem a queda.

 

Confira agora alguns ingredientes de origem natural que, aplicados de forma regular, trazem benefícios maravilhosos, sem causar efeitos adversos.

 

leite de coco - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Leite de coco: é um ingrediente rico em aminoácidos e ácidos graxos essenciais que contribuem para fortalecer o cabelo, desde as raízes, para deter a queda excessiva.

Seus antioxidantes e agentes hidratantes nutrem o couro cabeludo em profundidade,     acelerando a reparação do tecido.

Como utilizar?

Bata um copo de leite de coco, separe o cabelo em várias mechas, e aplique desde as raízes até as pontas. Cubra todos os fios, use uma touca e deixe agir por entre 30 a 45 minutos.

Após esse tempo, massageie o couro cabeludo e enxágue com bastante água. Use duas ou três vezes por semana.

abacate - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Abacate: a polpa e o óleo de abacate são ingredientes muito usados para combater os problemas que afetam a saúde capilar.

Esse ingrediente contém proteínas de alta qualidade, antioxidantes e ácidos graxos que, após serem absorvidos, fortalecem os fios desde as raízes.

Sua aplicação direta deixa o cabelo macio, brilhante e com um aspecto renovado e saudável.

Como utilizar?

Amasse a polpa de um abacate bem maduro e aplique por todo o couro cabeludo e cabelo. Cubra com uma touca de banho e deixe agir por duas horas. Enxágue com seu xampu preferido e repita o tratamento uma vez por semana.

aloe vera - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Aloe vera: O gel da planta de aloe vera contém compostos hidratantes e reparadores que contribuem para manter os cabelos fortes e livres de problemas de queda. Sua aplicação regular equilibra o pH do couro cabeludo e limpa os folículos pilosospara evitar sua obstrução.

Como utilizar?

Coloque o gel de aloe vera no liquidificador e bata até obter um suco. Aplique o produto por todo o cabelo, com suaves massagens circulares, para ativar a circulação. Deixe agir durante 45 minutos e enxágue.

Repita seu uso três vezes por semana.

azeite de oliva - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Azeite de oliva: O azeite de oliva contém ácidos graxos essenciais e compostos antioxidantes muito benéficos para promover o crescimento saudável dos fios.

Essas substâncias enfrentam a queda e, ao mesmo tempo, deixam os cabelos muito mais volumosos, fortes e brilhantes.

Como utilizar?

Aqueça um pouco de azeite de oliva a uma temperatura suportável para seu couro cabeludo e, em seguida, aplique o azeite das raízes até as pontas. Faça uma suave massagem por 5 minutos, deixe repousar por mais 15 minutos e enxágue.

Repita o uso três vezes por semana.

vitamina e e1507518658129 - Queda de cabelo: Dicas para prevenção

  1. Vitamina E: O óleo de vitamina E é um produto natural que oferece muitos benefícios para a saúde dos cabelos.

Seus efeitos antioxidantes minimizam os danos causados pelos radicais livres e controlam o problema de queda de cabelo.

Também estimula a circulação do sangue, melhorando o processo de oxigenação, para conseguir um crescimento saudável.

Como utilizar?

Rompa uma ou duas cápsulas de vitamina E aplique-as por todo o couro cabeludo com uma suave massagem circular. Deixe que seja bem absorvido e enxágue com seu xampu regular.

Se quiser, pode deixar agir durante a noite toda, para obter melhores resultados.

Use-o pelo menos duas vezes por semana.

 

Como você acaba de notar, não é preciso investir tanto dinheiro em tratamentos para controlar a queda de cabelo.

Por um baixo custo, você pode hidratar e dar vida aos seus cabelos sem expor os fios a produtos químicos.

Caso nenhum desses procedimentos citados acima tenha dado resultado, procure por um dermatologista para uma melhor avaliação da sua queda de cabelo.

Comentários no Facebook
Avalie esse post!

Tags:

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *